MARIA GLÁUCIA COSTA DO VALE, nascida no 28 de julho de 1956, no Sítio Bamburral, zona rural do município de GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, na Microrregião CHAPADA DO APODI, Mesorregião OESTE POTIGUAR, no Estado do RIO GRANDE DO NORTE, sendo filha do CASAL FRANCISCO MANOEL DO VALE e TERESINHA HERCÍLIA DO VALE, nasceu de parto prematuro aos 07 meses de gestação e desde então, teve uma infância bastante complicada enfrentando várias doenças e com uma saúde bastante debilitada.
Iniciou seus estudos no
Grupo Escolar Jerônimo Rosado, onde fez o Ensino Primário. No Ginásio Comercial
Dix-Septiense ,cursou o ginasial, sendo aluna da primeira turma daquele
estabelecimento de Ensino. Cursou o Ensino Médio ( 2º grau na época), no
Colégio Diocesano Santa Luzia onde passou a residir em Mossoró na residência de
parentes, tendo em vista que em nossa cidade não havia ainda esse nível de
ensino. Logo após a conclusão, prestou vestibular na FURRN e foi aprovada no
curso de Serviço Social. Como já era funcionária pública estadual e exercia
função na área da educação, sua formação não permitia exercer função de sala de
aula, tendo a mesma optado por cursar uma nova faculdade e concluído o curso de
Ciências Sociais para assim poder atua como professora, sendo essa sua
opção profissional , já que a área de Assistência Social não oferecia campo de
trabalho nessa localidade.
No campo profissional,
exerceu a função de coordenadora do curso de Logos II – curso de formação de
curta duração para professores que exerciam a docência sem a formação
necessária, oferecia pela Secretaria de Educação do Estado do RN. Foi professora
da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Jerônimo Rosado e também na
Escola Estadual Manoel Joaquim, onde exerceu ainda a função de diretora daquela
escola no período de 1988 – 1989.
Sempre esteve envolvida
em movimentos sociais e voluntariamente prestava serviços a comunidade,
realizando visitas e dando apoio à pessoas necessitadas e doentes
participando de grupos religiosos e muitas vezes de forma
particular. Se dizia revoltada com filhos da Terra que abandonaram a cidade
quando se formaram e tinha o desejo de contribuir para o desenvolvimento
do nosso município.
Assim como o seu
nascimento, sua partida aconteceu de forma prematura em um trágico
acidente no dia 10 de maio de 1991, aos 34 anos de idade.
Em sua homenagem, há
atualmente no município, uma unidade de Ensino Infantil com o seu nome.
Não citamos os tempos,
pois além de não lembrarmos exatamente, para nós o tempo foi o
que conviveu conosco, que aliás foi muito curto.
FONTE – ACADEMIA DIXSEPTIENSE DE HISTÓRIA
